Sobre a QMC
- R. Gomes de Carvalho, 1510
- Vila Olímpia, São Paulo
- SP, 04547-000
- +55 (11) 5171-6610
Um dos pontos turísticos mais visitados para quem vai à cidade do México é a larga Avenida Paseo de La reforma, que abriga um dos monumentos mais emblemáticos da cidade: o Angél da la independencia – uma torre de 46 m de altura, com um anjo dourado na ponta, construída em comemoração ao centenário da Independência do México, em 1910. Hoje, a via com mais de 12km de extensão abriga importantes hotéis, restaurantes, bares e prédios comerciais, entre eles o Chapultepec Uno, inaugurado em 2019.
Com um investimento de mais de 400 milhões de dólares, o empreendimento é um projeto sofisticado com uma torre de 140 metros de altura de usos mistos, composta por uma área de escritórios, residências e um hotel. O espaço também inclui heliponto, estacionamento subterrâneo, sky lounge e uma sala de espera para quem vai usar o helicóptero. Todos os andares têm vista privilegiada para o Bosque Chapultepec, o maio parque urbano do mundo, de acordo com a World Urban Parks, que representa 52% das áreas verdes da cidade do México.
Um local como o Chapultepec Uno necessitava de uma conectividade de alto nível, como o próprio empreendimento, que não dependesse exclusivamente de uma rede Wi-fi para suportar o tráfego de dados de seus visitantes, hóspedes e moradores. Para isso, a QMC Telecom ofereceu uma solução única e personalizada de Distributed Antenna System (DAS) multioperador ativo, que aumentou em mais de 90% a conexão de telefonia celular na torre.
de área de cobertura
setores de DAS Activo
antenas direcionais
antenas omnidirecionais
Mais de 90% de cobertura celular
O Chapultepec Uno, é um edifício AAA, ou seja, se refere a classificação máxima de tudo que há de mais moderno em relação à qualidade, construção e a tecnologia do empreendimento, tanto no que tange à infraestrutura, como também em relação à sustentabilidade do local.
Um exemplo dessa preocupação é que o empreendimento possui a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) que atesta que um edifício é sustentável com sistemas ideais para um maior desempenho energético na sua operação e manutenção. Desde o projeto, a QMC seguiu todos os critérios necessários para se adequar às exigências do espaço, que preza pelo controle de poeira do local, assim como a reciclagem, separação de resíduos, reaproveitamento de água e a otimização de energia elétrica.
Todo o processo de negociação da implementação do sistema de DAS no Chapultepec Uno seguiu todas as regulamentações, regras e contratos do México, o que incluiu seguir altos padrões de qualidade, seja na aquisição de insumo até a mão-de-obra especializada, como gestores do projeto e um time de engenheiros e técnicos experientes.
A QMC Telecom, que atua há 13 anos no segmento de neutral hosts, foi responsável pelo planejamento e instalação do sistema DAS Ativo, um conjunto de elementos que distribuem a fonte de sinal das operadoras de celular por meio de Unidades Remotas conectadas por Fibra Óptica, próximo as antenas de transmissão, espalhadas em 74.000 m² de área coberta do Chapultepec Uno.
Como a torre é dividida entre 21 andares corporativos e, respectivamente, 9 do Hotel e 8 de apartamentos de luxo, a implementação do sistema ocorreu 80% em horário noturno, começando pela parte residencial do empreendimento, durante a construção da torre, para evitar maiores transtornos aos moradores. Em seguida, o DAS foi instalado na área corporativa já em 2020 e teve que se adequar a um novo cenário que o mundo enfrentava: a pandemia. Com lockdowns que ocorreram na cidade do México, as equipes tiveram que se reorganizar para poder trabalhar. A implementação que dura em média 3 meses, devido a pandemia, levou quase um ano.
Outro ponto importante é que o Chapultepec Uno foi o primeiro projeto em parceria entre a QMC Telecom e a AT&T- empresa americana de telecomunicações e responsável pelo sinal de telefonia celular no empreendimento- no México. Por meio dessa colaboração, foi possível expandir o sistema DAS para a Torre Mayor, porque a QMC utilizou um sistema de C Solutions aplicado ao DAS, que é uma solução centralizada aplicada para otimizar a infraestrutura da operadora, ou seja, é uma extensão de rede de conexão que não compromete o DAS.
Durante todas as etapas do projeto, desde o estudo da área até a entrega, um dos diferenciais da QMC foi o contato com o cliente, por meio de planejamento, relatórios, objetivos e compromisso firmados pela companhia, que traziam informações e detalhes de cada etapa. Com isso, além de dar visibilidade do que estava acontecendo, a QMC passou segurança do trabalho que estava sendo desenvolvido e a comunicação teve um papel importante para posicionar a empresa como um dos importantes players do mercado de infraestrutura de telecomunicações no México.
“O atendimento personalizado da QMC Telecom foi bom, após várias reuniões conseguimos chegar a um bom acordo comercial que agilizou a contratação do imóvel. Da mesma forma, uma vez contratados sempre nos cederam todas as facilidades para que nossa equipe de implantação pudesse colocar nossos equipamentos em tempo e forma de serviço. Até o momento, não recebemos nenhuma reclamação de clientes ou usuários da AT&T que transitam dentro da propriedade. A QMC Telecom é uma empresa comprometida que possui uma boa equipe que busca alternativas de negócios que beneficiem seus clientes”, disse Juan Manuel Victoria Chavez Field Site Acquisition Coordinator da AT&T México