São Paulo, 18 de novembro de 2021– O BID Invest concedeu uma linha de crédito sênior de US $ 45 milhões às subsidiárias da QMC Telecom International Holdings LLC no México, Colômbia e Peru, disponível nas três moedas locais. O projeto financiará os negócios da QMC Telecom nos três países para apoiar suas despesas de capital, capital de giro e necessidades de conta de reserva de serviço da dívida.
Esta transação de dez anos ajudará a melhorar a qualidade e eficiência dos serviços de banda larga sem fio nos países. As medidas de bloqueio e distanciamento social tornaram a conectividade de banda larga essencial para a maioria das atividades sociais e econômicas, incluindo trabalho, educação e saúde. Já se esperava que o tráfego de dados móveis aumentasse consideravelmente até 2025, mas a pandemia acelerou significativamente o tráfego de dados com o aumento da adoção de serviços digitais.
A QMC Telecom espera aumentar significativamente seu portfólio de torres, sistemas de antenas distribuídas e soluções de nível de rua no México, Colômbia e Peru, à medida que todos esses países se preparam para implantações de espectro 5G e a densificação de rede necessária que se seguirá. Na Colômbia, o novo financiamento permitirá que a QMC Telecom apoie implantações nacionais por operadoras do espectro de 700 MHz recentemente leiloado, incluindo aquelas em comunidades que atualmente não têm cobertura de celular.
“Nossa parceria com o IDB Invest destaca o compromisso da QMC Telecom com a cidadania corporativa, a sustentabilidade e a diversidade nas comunidades que atende. A visão da QMC é impulsionar o crescimento, permitir a conectividade e atender às necessidades dos clientes. O empréstimo do BID Invest nos ajudará a tornar essa visão uma realidade e, com isso, a reduzir a exclusão digital na América Latina ”, disse Ricardo Zubieta, CFO da QMC.
“A pandemia destacou a importância das comunicações sem fio e da conectividade que se tornou uma missão essencial no mundo de hoje. O investimento na QMC Telecom reforça nosso compromisso com o desenvolvimento da conectividade sustentável nos países da América Latina ”, disse Gema Sacristán, diretora de investimentos do BID Invest.
O IDB Invest apoiará a QMC Telecom na implementação de um sistema de gestão ambiental e social (ESMS) para melhor identificar e controlar possíveis impactos e riscos ambientais e sociais relacionados às suas operações. O ESMS incluirá um procedimento ambiental e social para a seleção do local, um mecanismo para tratar de reclamações da comunidade, uma exigência para que o cliente prepare um plano de gestão de saúde e segurança e protocolos de implementação, melhor gestão de resíduos sólidos e uma série de medidas para gerenciar os impactos nas comunidades vizinhas.
Espera-se que este acordo contribua para dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS): Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8) e Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9).