O que são soluções indoor

Investir em uma solução indoor é se preparar para o futuro

revolução digital trouxe a tecnologia para dentro das nossas vidas de uma forma totalmente orgânica. Internet das coisas (IoT), Big data, Inteligência artificial, Machine Learning, Computação em nuvem, Realidade Virtual, Realidade aumentada… Coisas que até então só eram vistas como ficção-científica se tornaram realidade e, o mais importante, acessíveis. Mas há uma questão fundamental para o funcionamento dessas tecnologias: conectividade. Todas elas precisam estar online para funcionarem de forma eficiente e com sinergia, sendo uma das grandes questões que a tecnologia 5G irá atender. Logo, não basta investir simplesmente em um sistema indoor de cobertura, é preciso investir em um sistema preparado para o amanhã.

 

Não há mais mercado sem conectividade

O mercado como um todo gira em torno, essencialmente, da habilidade de responder às expectativas dos clientes e exceder os padrões de mercado para criar uma verdadeira experiência diferenciada. Quando esses critérios não são atendidos, a lealdade dos clientes pode sumir e os níveis de satisfação despencarem. Para se manter competitivo e garantir a lealdade, é preciso se dedicar em prover aos usuários as experiências que eles desejam, com os maiores níveis possíveis de comprometimento, criatividade e zelo.

Dentro do mercado de telecomunicações, soluções indoor dizem respeito a infraestruturas para conectividade à rede de telefonia móvel em ambientes fechados, como prédios, salões e centros de convenções, estádios, shoppings, hospitais, estações de trem e metrô, universidades aeroportos etc.

Nesses ambientes, há barreiras físicas – paredes e objetos – dificultando ou bloqueando por completo o recebimento do sinal proveniente da rede de antenas externas de telefonia móvel. Como solução, é criado um sistema de distribuição interna e dedicada que se conecta à rede da operadora oferecendo cobertura de sinal de qualidade dentro de ambientes fechados. O nome dado à essa infraestrutura é DAS (do inglês, Distributed Antenna System).

Além disso a rede externa, ou outdoor, não é mais suficiente para atender a já elevada demanda por dados, menos ainda a demanda futura, que cresce e continuará crescendo exponencialmente. Cada vez mais as barreiras físicas e a crescente demanda por dados irão limitar a propagação e a qualidade do sinal de celular, demandando sistemas complementares para que as pessoas possam continuar conectadas. É preciso investir em uma solução atual e que também esteja preparada para o que está por vir. Mais uma vez, o DAS aparece como solução.

Quando a tecnologia se conecta à vida

Hoje, a vida das pessoas gira em torno da tecnologia, seja no seu uso direto ou na melhoria da qualidade de vida por meio dela. Quando um usuário tem o seu primeiro contato com um estabelecimento, precisa encontrar uma experiência que está alinhada ao estilo de vida tecnológico que já está acostumado. Quanto mais barras de sinal, mais satisfação.

Empreendedores buscando aprimorar as métricas de satisfação dos clientes precisam se manter no topo das atuais tendências e identificar áreas de oportunidade para providenciar experiências memoráveis para aqueles que escolheram os seus negócios.

ilustra qmc das Ativo 2 QMC Telecom

Estima-se, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que o Brasil já esteja próximo de completar a marca de 230 milhões de smartphones em uso. Some isso ao fato que, segundo relatório da Cisco, passamos 90% das nossas vidas em ambientes indoor e que, por conta disso, 80% de todo o tráfego de dados móveis também acontece em ambientes fechados.

A tecnologia móvel mudou a maneira como nós vivemos e trabalhamos, em um nível nunca antes visto. Estar online passou a ser um serviço essencial, assim como eletricidade ou água encanada. E, agora que se tornou um serviço de primeira necessidade, é esperado e cobrado pelo cliente. Garantir que ele se mantenha online passou a ser uma obrigação e uma responsabilidade das empresas.

Os tempos são outros. Não é mais permitido falar que a culpa pela falta de cobertura é por parte das operadoras de telefonia móvel: o usuário vê a conectividade dele como uma responsabilidade da empresa que quer tê-lo como cliente. Não oferecer isso para ele é o mesmo que oferecer um serviço inferior, uma experiência de consumo falha, e ele fará questão de compartilhar isso. Em tempos nos quais a presença online é fundamental para a rentabilidade do negócio, buscar uma solução é a resposta. Imagine clientes com má cobertura de celular dentro de um imóvel. Se for um hóspede de hotel, não conseguirá divulgar a boa experiência da hospedagem que está tendo.

qmc ilustracao das tecnologia e vida QMC Telecom

O consumidor como o centro do universo comercial

Experiência do consumidor, também conhecida como CX, é definida pelas interações entre o consumidor e a empresa ao longo da sua relação comercial. Essas interações podem incluir percepção, descoberta, cultivo (da relação), recomendação, compra e serviço.

Em outras palavras: são as percepções do próprio cliente de como ele é tratado pela empresa/marca ao longo da sua jornada de compra. Essas percepções afetam o seu comportamento e constroem memórias e sentimentos para direcionar a sua lealdade.

Conhecer profundamente cada cliente é essencial para construir uma relação próxima que dura do dia que ele faz a primeira compra até ele se tornar um cliente regular (e além). Nenhum momento de interação pode ser negligenciado. Se você garantir que as interações que ele terá com o seu negócio serão suaves, agradáveis e com uma melhoria contínua, você irá conquistará a sua lealdade ou, caso contrário, estará direcionando o seu maior bem para a concorrência.

qmc ilustracao das consumidor como centro QMC Telecom

O consumo por meio da conectividade

Imagine…

  • Um comprador em um shopping fazendo uma videochamada com sua esposa mostrando produto que viu na vitrine. Ele quer saber opinião dela se deve comprar ou não produto.
  • Um torcedor está acompanhando o seu time do coração. No momento do intervalo, decide comprar alguns souvenirs para a família. Ele quer usar o pagamento por aproximação do celular, pois não costuma levar a carteira quando vai ao estádio.
  • Um paciente de hospital tem que fazer um procedimento de emergência que não estava planejado e precisa avisar os familiares que está tudo bem, mas que precisará que eles se desloquem até o local.
  • Um hóspede aproveitando a sua estadia no hotel quer divulgar essa experiência positiva, mas não confia em redes wi-fi compartilhadas para se conectar. Prefere fazer tudo pelo próprio 4G do celular. 

Todos os exemplos acima são reais e é muito possível que estejam acontecendo neste exato momento em vários lugares no mundo. Agora imagine dois cenários: um no qual todos conseguem se conectar facilmente à rede de dados móvel e obtém um ótimo sinal e outro no qual não há sinal ou ele está muito fraco, limitando toda a conectividade. Não há apenas a experiência negativa nos casos, mas também vendas e mídia espontânea que não irão acontecer, prejudicando profundamente vários empreendimentos.

O que é o DAS e como funciona

O DAS é uma infraestrutura que se conecta com a rede das operadoras de telefonia móvel e, por meio de um sistema de pequenas antenas espalhadas pelo imóvel, leva sinal de qualidade para todos os espaços do empreendimento. 

O DAS não é um sistema de repetição do sinal captado externamente. Muito pelo contrário! Optar por essa solução é ter um sistema com atendimento dedicado, dimensionado exclusivamente para garantir a melhor experiência de conectividade móvel e levando em conta fatores específicos de cada empreendimento como características arquitetônicas e fluxo e perfil dos usuários.

O DAS é indicado para empreendimentos que contam com grande fluxo de pessoas e cuja experiência de consumo dependa da conectividade.

Um sistema DAS consiste de três componentes principais:

Fonte do sinal

São as unidades responsáveis pela geração de sinal vindo das operadoras e também a recepção de sinal, no caso, provenientes dos aparelhos móveis. As fontes de sinal tratam essas informações e fazem a interface com a rede na que usuários se conectam às aplicações e websites desejados, ou mesmo conectam as pessoas em chamadas telefônicas.

ilustra qmc das componentes principais QMC Telecom

Sistema de interface

Em um sistema de cobertura dedicada ou conhecido também como sistema de antenas distribuído (DAS) o sinal que vem fonte de sinal precisa ser aplicado de forma homogênea em todo a área que necessita de melhoria de cobertura, como um shopping. O nível de sinal vindo da fonte precisa ser igual em todos os pontos do shopping, dessa forma, o sinal que é transmitido em várias tecnologias e frequências e por várias operadoras precisam ser combinados para que haja apenas uma via única de transmissão e dessa via sejam espalhados pelo empreendimento.

 

Pontos de irradiação

Este sinal que foi combinado para uma única via de distribuição, necessita de um ponto de irradiação que é feito por meio de antenas. Em casos de uma cobertura dedicada, esta antena, que na realidade são micro antenas de telefonia móvel, têm necessidade de ser esteticamente harmonizada com o ambiente.

Quando o WI-FI já não é suficiente

qmc ilustracao das wifi insuficiente QMC Telecom

WiFi é o padrão quando o assunto é comunicação sem fio. Não há dúvidas quanto a isso. Entretanto, ele possui os seus pontos fracos.

Primeiro é o congestionamento. Com centenas de pessoas e funcionários conectados a uma única rede ao mesmo tempo, isso leva à sobrecarga, velocidade lenta e conexões consideradas não confiáveis.

Como quase todo mundo hoje em dia possui um plano pago com dados, por que não aliviar a sobrecarga e melhorar as questões de segurança, providenciando um melhor uso da própria rede de celular disponível?

Um segundo ponto é que, no caso de um problema com a rede WiFi, todo o empreendimento terá problemas no acesso, gerando um verdadeiro caos. Uma rede de celular boa se torna um backup para tais situações.

Isso sem contar o incômodo de fazer seu cliente solicitar a senha da rede de WiFi.

A melhor experiência para o consumidor é quando ele não precisa passar por uma transição para que obtenha conectividade e consiga manter a sua própria, tendo uma experiência fluida e contínua.

 
 

Por quem é feita a instalação do DAS?

O DAS geralmente é oferecido pelas Neutral Hosts, empresas especialistas em infraestrutura de telecomunicações, como é o caso da QMC.

Essas empresas surgiram como uma resposta ao mercado. Durante a grande expansão da telefonia móvel, as operadoras eram responsáveis pela implementação da própria infraestrutura. Isso gerou um problema de que muitas torres de diferentes operadoras disputavam um mesmo espaço, gerando uma confusão arquitetônica, além do fato que era muito mais barato dividir uma mesma infraestrutura.

Além das questões apresentadas acima, há uma outra central: o core business das operadoras não é este. Elas estavam se desdobrando em uma nova frente, comprometendo a sua principal função, que é a de oferecer serviços de telefonia móvel para o público final.

É neste cenário que as Neutral Hosts ganham uma grande importância, a de especialistas em infraestruturas de telecomunicações, dando início a uma nova indústria com uma grande geração de valor.

As vantagens de contar com uma Neutral Host para uma solução DAS

A especialização em infraestrutura em telecomunicações deram às neutral hosts conhecimento e experiência ímpares no assunto:

 
ilustra manifesto call QMC Telecom

Por ter nascido da necessidade das operadoras e também se relacionar constantemente com o mercado, as neutral hosts conseguem entender os dois mundos e pensar na melhor solução que leva em conta o interesse e benefícios de todos.

 
 
 

Por poder focar exclusivamente na construção de soluções em infraestrutura de telecomunicações, as neutral hosts se tornaram especialistas na área, desenvolvendo novas tecnologias e processos que contribuem para o avanço da qualidade do que é oferecido ao mercado.

 

Ao centralizar a estrutura necessária para que as operadoras consigam atender a uma área, as Neutral hosts conseguiram diminuir o valor necessário para que isso aconteça, barateando o valor do avanço.

 

Ao contar com uma Neutral Host não é necessário diferentes contatos com as diferentes operadoras. Elas servem como intermediários desse contato, facilitando todo o processo e também a velocidade de resposta em caso de manutenção.

 

A centralização também diminuiu a necessidade da espaço para infraestrutura, permitindo que ela cubra áreas cada vez maiores demandando cada vez menos espaço. Diminuição de impactos arquitetônicos e ambientais.

 
 

A qualidade de um especialista agora ao alcance do seu negócio

As Neutral Hosts são as maiores especialistas quando o assunto é infraestrutura de telecomunicações. Essa expertise, que até então só era oferecida para as operadoras por conta da evolução dos desafios do mercado, começou a ser oferecida também para as empresas, pois elas se tornaram um item vital em toda a cadeia de conectividade do usuário final.

Além de oferecer o que há de melhor em tecnologia e engenharia de infraestrutura em telecomunicações para o seu negócio, as Neutral Hosts também estão pensando no futuro. O 5G já está próximo de se tornar uma realidade e oferecer uma estrutura preparada para ele também é um desafio que precisa ser superado.

 

QMC: somos especialistas no assunto

É neste cenário que surge a QMC, uma multinacional latino-americana com um ativo de mais de 2.400 projetos instalados e em incorporação, entre eles diversos de cobertura indoor DAS.

O nosso conhecimento é demonstrado por meio da nossa equipe, que constrói projetos de soluções feitos sob medida para os mais diferentes segmentos do mercado.

 

A experiência QMC em números

+11mi

de m2 cobertos
 

+56mi

é o fluxo de pessoas atendidas

+18mil

antenas instaladas

Projetos Indoor End-to-End: o seu empreendimento coberto em todas as etapas

Para quais estabelecimentos o DAS é indicado?

Principais verticais que atuamos: shoppings, hotéis, hospitais, universidades, prédios comerciais e aeroportos.

O DAS como solução para o seu empreendimento

Ele é ideal para grandes empreendimentos quando grande capacidade é exigida por conta do alto fluxo de pessoas, como em shoppings, hotéis, estádios, hospitais, aeroportos, campus universitários e centros de convenções. É uma infraestrutura facilmente adaptável para novas tecnologias como a tecnologia 5G, consegue ser projetada e implementada em empreendimentos de qualquer tamanho e permite o monitoramento remoto. O sistema de DAS ativo utiliza cabos de fibra óptica para distribuir o sinal de uma base – que reúne todos os sinais das operadoras em um só lugar – para antenas distribuídas por todo o imóvel.

CONHEÇA O

O sistema DAS Passivo utiliza componentes passivos (daí o nome) como cabos coaxiais, divisores (splitters) e diplexadores (diplexers) para distribuir o sinal através das antenas de baixa potência diretamente dos equipamentos de rádio das operadoras, sem que haja conversão de sinal de RF para ótico como no DAS ativo. É aplicável principalmente em empreendimentos menores e com menor fluxo de pessoas. Como vantagem do sistema passivo temos seu custo menor em relação a um sistema ativo, entretanto ele não é adaptável para novas tecnologias (5G) ou mudanças de layout e adições de áreas nos empreendimentos, não possibilita monitoramento remoto e não é recomendado para projetos grandes.

CONHEÇA O

É a solução DAS dentro da C-Solutions QMC. Seja com o DAS ou o LITE DAS, quando aliado a uma solução centralizada, é possível gerar grande economia ao eliminar os custos de CAPEX e reduzir o OPEX.

A mesma qualidade do DAS QMC aliada à economia de uma C-Solution.

CONHEÇA O

O LITE DAS é a solução customizada do DAS para a cobertura de apenas um ou mais pisos Uma solução de instalação rápida e fácil, ideal para lajes corporativas e escritórios. 

A QMC possui uma soluções de cobertura de qualidade não apenas para diferentes segmentos, mas também para diferentes tamanhos de área. Garanta um sinal de celular de qualidade em qualquer situação.

CONHEÇA O

Quem já tem cobertura indoor com a gente

“A QMC foi a melhor escolha para fazer a implantação da infraestrutura DAS dentro do Shopping, com o objetivo de resolver nossos problemas de comunicação. Com um trabalho sem imprevistos, nossos clientes têm agora uma experiência muito melhor.”

Ricardo González

Gerente de ativos imobiliários do Grupo Éxito

 

“Temos que sempre trabalhar para melhorar a qualidade do serviço de hospitalidade para o cliente. Não queremos que o sinal de celular seja um problema, que faça com que o cliente deixe de escolher um destino ou outro. E a QMC nos ajudou a atingir esse objetivo.”

André Corcos

Diretor de Infraestrutura do Grupo Vila Galé

 

“A grande vantagem de ter a QMC como parceira é a facilidade de ter uma pessoa  para atender ao problema do cliente, sem burocracias – além de seu grande know-how técnico. Desta forma, não temos que lidar com diferentes equipes de cada operadora.”

Daniel Galante

Diretor Geral da São Paulo Expo

 

FAQ

Apesar de complexa, a implementação de um projeto de DAS é feita para que haja o menor impacto para o empreendimento. As soluções DAS da QMC utilizam, na sua maioria, cabeamento de fibra, que é mais fino e leve, muito mais fácil de passar por estruturas, além de trabalharmos em horários alternativos para que o dia-a-dia dos nossos clientes seja preservado o máximo possível.

Outro ponto importante ainda nesse assunto, é a preocupação que temos para que a estrutura DAS não seja percebida pelos usuários, então as antenas devem respeitar o estilo arquitetônico do lugar, mesclando-se ao ambiente.

 

Não. No entanto, o DAS é um investimento em infraestrutura e, como tal, precisa sobreviver ao teste do tempo. Em outras palavras, ele precisa estar preparado para futuras evoluções, tecnologia 5G, por exemplo, demandando poucas mudanças para isso. A QMC possui isso muito claro na sua essência, criando projetos que duram, além de oferecer para os clientes uma equipe de suporte 24 horas e um SLA de atendimento. Esse acompanhamento constante e proativo diminui tanto o surgimento de problemas técnicos quanto a necessidade de grandes manutenções.

 

Não. AQMC constrói sistema de antena para distribuir sinal de celular – voz e dados. Nenhum sinal de Wifi é transmitido pelas antenas da QMC.

Atualmente, os sinais transmitidos são o 2G (para voz) e o 3G e o 4G (para dados). Em breve, o 5G também será um dos tipos de sinais de dados transmitido.

 

Também. As torres (gigantes) de celular ainda são muito importantes no ecossistema da conexão celular. No entanto, no caso de shoppings, hotéis e hospitais, por exemplo, as mais comuns utilizadas são bem menores e discretas. Elas, muitas vezes, ficam fixadas no forro ou no teto, acompanhando a estética da arquitetura. É importante ressaltar que os projetos de DAS da QMC sempre levam em conta a estética do estabelecimento, de forma que elas sejam o menos intrusivas possível.

 

Para que os usuários não sofram com queda de performance no sinal de celular e dados, é preciso ter um sistema indoor de antenas nos estabelecimentos. O sinal da torre de celular encontra dois problemas ao tentar se conectar com celulares que estão, por exemplo, dentro de um shopping:

  1. As barreiras físicas fazem com que o sinal do celular perca potência (não sei se posso falar potência) à medida que fica mais longe do usuário final
  2. As torres, como qualquer antena, tem uma limitação de “pessoas penduradas” nele. Por isso, se temos muitas pessoas tentando se conectar a ela ao mesmo tempo (pense em uma praça de alimentação no shopping em hora de almoço), a torre sozinha não vai conseguir dar conta do recado.
     
     
     

O projeto de antenas sugerido pela QMC sempre passa pela antes de instalar passa por aprovação do empreendimento – a quantidade de antenas, sua localização e estética sempre são informadas. A QMC flexibiliza o máximo possível o projeto (desde que não comprometa a qualidade do sistema, e consequente satisfação dos usuários) para que elas se adequem à estética existente do estabelecimento.

 

É necessária ação na infraestrutura do estabelecimento, e na maioria das vezes utilizamos o teto para passar os cabos. No entanto, a equipe da QMC sempre respeita os horários do empreendimento. Por exemplo, para shoppings, fazemos o trabalho de madrugada, onde não há lojas funcionando e consumidores no mall. Em hotéis, que sempre têm hóspedes, procuramos o melhor horário para executar ações que envolvam barulho, para que tenha o menor impacto para o hotel. Para hospitais, o cuidado com pacientes é redobrado. Ou seja, a QMC se adequa a sua necessidade para minimizar os impactos para todos os envolvidos e não prejudicar as operações do dia a dia.

 

Não. Nossos sistemas são projetados para que todas as antenas estejam preparadas para receber sinal de diversas operadoras, similar ao sistema de um caixa eletrônico 24h.

 

As operadoras instalam equipamentos no sistema construído pela QMC (geralmente em uma sala específica dentro de cada empreendimento). De uma maneira simples, cada operadora espeta um cabo em nossa rede, e a partir deste momento o sinal é liberado no estabelecimento.

 

A QMC aluga sua infraestrutura construída para que as operadoras instalem seus equipamentos e possam utilizar nossas antenas.

 

A QMC é especializada no mercado de infraestrutura: construímos infra para 6 localidades, e temos parceria com todas as maiores operadoras locais. Todos os nossos sistemas são preparos para receber todas as operadoras, o que significa que não é necessário ter uma implantação por operadora.

A QMC faz toda a interface com as operadoras quando necessário, intermediando todo o processo desde o início, e sendo responsável por todas as manutenções necessárias. Imagine ter um problema na rede e ter que ligar para todas as operadoras para descobrir onde está o problema? Desta forma, você pode focar no seu core business, e não ter que gerenciar todo o relacionamento com as operadoras – além de receber um serviço de atendimento totalmente customizado.

 

A QMC é totalmente responsável pela manutenção e conservação da sala em que seus equipamentos estão instalados – inclusive pelo pagamento da energia elétrica.

 

Não. A QMC somente distribuiu o sinal, através da construção de sistemas que se conectam aos sistemas das operadoras de telefonia celular. A responsabilidade de segurança das informações é da sua operadora de escolha.