Primeiro case da QMC em aeroportos

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

O terminal ganhou mais qualidade celular para acesso à internet e fazer ligações

O estado de Minas Gerais é conhecido pela sua cultura, história e indescritível culinária. Além da capital, Belo Horizonte, outras cidades são bastante conhecidas, como Ouro Preto, Diamantina e Tiradentes – que preservam estruturas do Brasil colonial no século XVI, com ruas em paralelepípedos, casarões históricos e igrejas esculpidas por Aleijadinho, um dos artistas brasileiros mais célebres deste período. 

Umas das principais portas de entrada de Minas Gerais é o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado no munícipio de Confins, um dos terminais mais movimentados do país. Em 2013, para as obras da Copa do Mundo de 2014, que ocorreu no Brasil, o governo federal realizou um leilão para privatizar o aeroporto, por um período de 30 anos. O consórcio integrado pelo grupo CCR e Zürich Airport foi o vencedor.

O projeto para modernização, ampliação e manutenção do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte tem como objetivo transformar o terminal em uma “aerotrópole”, oferecendo sempre mais conforto, segurança e diversas facilidades para garantir a melhor experiência para os passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária. Para isso, o aeroporto está atento em também melhorar sua infraestrutura de conectividade, tanto para acesso à internet como para fazer ligações. 

Foi exatamente neste ponto que a QMC Telecom entrou em ação e, em conjunto com a ARION, que intermediou a implantação do projeto desenvolvido pelo aeroporto, ofereceu uma solução de Distributed Antenna System (DAS) multioperador ativo, voltada para o grande tráfego de pessoas, que aumentou a conectividade de sinal no terminal e cobriu 100% do aeroporto em oito meses. 

Aeroporto de confins qmc telecom

132.000 m²

de área coberta

266

antenas

3

setores

28

unidades remotas

2×2

MIMO

Desafios

O projeto no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi um dos mais desafiadores para equipe de implementação de DAS, por ser o primeiro case da QMC de solução indoor realizada no setor aeroportuário. O aeroporto já contava com uma estrutura de Wi-fi, mas estava expandido a conectividade para áreas de difícil acesso e que não tinham sinal das operadoras, como em subsolos e áreas de check-in, por exemplo. 

A complexidade de área também exigiu maior detalhamento do projeto, com especificações de materiais utilizados na implementação do sistema, que permitiu que a equipe envolvida nas obras, aprofundasse com mais qualidade cada etapa. Esse olhar mais criterioso da QMC foi importante e serviu de modelo para outros projetos da empresa.

Solução de conectividade indoor é ideal para aeroportos

O sistema QMC do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte é um DAS Ativo, ou seja, um conjunto de elementos que distribuem a fonte de sinal das operadoras de celular por meio de Unidades Remotas conectadas por Fibra Óptica. Isso permite que o sinal fique mais próximo do usuário final, com a quantidade exata de potência transmitida por uma infraestrutura de mais de 200 antenas em diferentes áreas.

Dentre os benefícios da utilização do DAS em aeroportos estão: instalação com baixo impacto visual, facilidade para se adaptar às novas tecnologias, como o 5G, facilidade para cobrir novas áreas ou adaptações de design e arquitetura local, além do monitoramento remoto e de forma proativa.  

“Todo o processo, da negociação à execução feito com a QMC, foi muito positivo. A empresa é uma excelente parceira. Todo o time esteve à disposição para nos explicar, de forma detalhada, o que seria desenvolvido em cada área, e também conduziu o processo com muita transparência. Recomendamos o trabalho da QMC”, ressalta Carlos Marum, Sócio-Diretor do Grupo ARION.

Com a palavra, o aeroporto:

“Desde que desenvolvemos o projeto para melhorar a nossa rede Wi-Fi e cobertura celular no terminal, o objetivo sempre esteve atrelado a oferecer a melhor experiência a passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária. O Distributed Antenna System é mais uma iniciativa que caminhou no sentido de melhorar a nossa infraestrutura. O mundo é completamente digital, as pessoas querem e precisam estar conectadas e estamos sempre atentos às tendências do mercado de tecnologia. Contamos nesse processo com bons parceiros que contribuíram para que as pessoas se comuniquem bem ao passar por aqui, seja ao telefone ou ao precisar de uma conexão de qualidade”, ressalta Paulo Amarante, gestor de Tecnologia da Informação da BH Airport.