Primeiro teste SGR NR indoor no Brasil

Bossa Nova Mall

PRIMEIRO TESTE SG NR INDOOR NO BRASIL

Localizado as margens da Bafa de Guanabara, no Rio de Janeiro, e desfrutando de uma belíssima vista para o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, o Bossa Nova Mall e um shopping center bastante peculiar. O empreendimento e o primeiro do segmento interligado a um aeroporto, no Brasil, atendendo assim ao enorme fluxo de passageiros do Santos Dumont, um dos mais movimentados do pafs, além do publico do centro e da zona sul da cidade.
Além do shopping e do aeroporto, o complexo, um retrofit do antigo prédio da Varig Log, também possui hotel ,centro de convenções e business center, levando muita conveniência e comodidade aos seus clientes e parceiros
Conectividade em um empreendimento coma esse e uma necessidade básica, tão fundamental quanta agua e energia elétrica. Seja para vendas, utilização de aplicativos, campanhas de premiações para clientes ou mesmo para fazer chamadas, navegar na internet e trocar mensagens, dispor de um sinal de celular de qualidade e garantia de publico, clientes e parceiros satisfeitos.
A Saphyr, proprietária do shopping, sabia disso mesmo antes do lançamento de muitas das aplicações que temos em nossos smartphones atualmente. Em 2015, a empresa buscou garantir rede móvel de qualidade em todo o empreendimento, já a partir de sua inauguração.
Bossa Nova Mall 1 QMC Telecom
Bossa Nova Mall 2 QMC Telecom

AEROPORTO E ESTRUTURA PREDIAL: OS MAIORES DESAFIOS

Um projeto de infraestrutura de telecomunicações em um empreendimento desse porte é sempre complexo. o caso do Bossa Nova, porém, demandava cuidado redobrado para evitar interferências com o aeroporto. Toda a área interior seria atendida por um DAS Ativo. A QMC utilizou ferramentas proprietárias e de mercado para assegurar a contenção do sinal dentro do prédio, garantindo 100% de segurança para a operação do aeroporto.
0 antigo armazém da Varig Log passou por inúmeras reformas para transformá-lo em shopping center. Particularmente desafiadora foi a alocação das novas instalações – elétricas, sanitárias, de climatização e de telecomunicações – em espaços limitados, com pé direito reduzido, sem disponibilidade de amplas salas técnicas. A solução encontrada para alocar os equipamentos do DAS foi inédita: a divisão da sala em dais pisos diferentes. O cabeamento para as antenas espalhadas pelo empreendimento também foi otimizado, para reduzir a ocupação de vias de passagem
O DAS foi instalado em todo o prédio e entregue em 2016. Poucos meses depois, as maiores operadoras do pafs já tinham sinal ativo por todo o local.

TESTE SG NR OBTEVE RESULTADOS IMPRESSIONANTES

A parceria de longa data fez com que o Bossa Nova sediasse um capítulo muito importante na história das telecomunicações do pafs. Antecipando-se a chegada do 5G, o sistema DAS do shopping foi palco para os primeiros testes da nova tecnologia no ambiente indoor, em sua forma denominada New Radio, que utiliza frequências de espectro mais altas e mais amplas em comparação com as gerac;6es anteriores, coma o 4G. A experiência foi realizada em 2021, ainda antes do leilão das frequências no Brasil, com autorização da agência reguladora.
Foram selecionadas três áreas do complexo com grande concentração de pessoas: praça de alimentação, ponto de encontro de passageiros de transporte via aplicativos e lounge do hotel.
Por meio da banda de frequência de 3,5 GHz – considerada ideal para o 5G NR por conta da combinação de capacidade e alcance/penetração – foram obtidas, durante o teste, velocidades de download de 1.371 Mbps e de upload de 84,6 Mbps, o que possibilitaria, por exemplo, baixar um filme inteiro em apenas poucos segundos.
0 bem-sucedido teste abriu caminho para o desenvolvimento e a implementação, já em curso, de soluções avançadas de conectividade indoor em diversos outros empreendimentos, ratificando a viabilidade e a eficácia do 5G NR e destacando seu potencial para impulsionar a transformação digital.

RESUMO TÉCNICO

Por que fazer seu projeto especial com a QMC

Não temos soluções que vem dentro de uma caixa

Planejamos, desenhamos e implementamos soluções específicas para cada cliente. Queremos entender o seu negócio e ver de que maneira podemos ajudar.

 

Temos os dois pés no futuro

Nossas soluções estão sempre se preparando para o amanhã

 

Somos verdadeiramente especialistas

Respiramos infraestrutura de telecom 24 horas por dia, todos os dias. Conhecemos o nosso mercado, e conseguimos negociar com os players envolvidos.

 

Somos obcecados em atender bem nossos clientes

Por isso, somos muito exigentes com relação à nossa velocidade de resposta e resolução de problemas.