Corcovado conectado: cobertura indoor para um dos pontos turísticos mais visitados do mundo

Volume de dados trafegados dobrou após instalação do sistema

Um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam o Rio de Janeiro é o Cristo Redentor, um monumento de 38 metros de altura e 1.145 toneladas, cartão postal da cidade e uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, de acordo com a Unesco. Está localizado no alto do morro do Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca, em uma área coberta por vegetação, onde quase não há conectividade de rede celular. 

Antes de chegar ao Cristo, os turistas precisam passar pelo Centro de Visitantes do Paineiras -Corcovado, antigo Hotel das Paineiras, construído em 1884, local de espera para pegar o trem ou as vans que vão até o destino. 

O Centro de Visitantes Paineiras Corcovado pertence ao grupo Cataratas que, desde 1999, gerencia e opera importantes empreendimentos em parques e atrações turísticas no país, como o Aquário do Rio de Janeiro, Cataratas do Iguaçu e Marco das três Fronteiras.

Além de servir como ponto de espera, o espaço também oferece opções de restaurantes e compras.  Imagine estar a, literalmente, 10 minutos do Cristo e não ter acesso à internet ou realizar chamadas telefônicas? A comunicação é extremamente importante em um ponto turístico que recebe, anualmente, quase 2 milhões de pessoas de várias partes do mundo.

Para resolver este problema, o complexo precisava de uma solução de baixo impacto visual, que proporcionasse uma conectividade de rede móvel com alta qualidade para um grande fluxo de pessoas. Por isso, o espaço fechou parceria com a QMC Telecom, líder em infraestrutura de telecomunicação indoor. E, em menos de 2 meses, o espaço dispunha de conectividade móvel de qualidade para melhor atender aos seus muitos visitantes.

 
Corcovado qmc telecom

6.113.000 m²

Área coberta

44

Antenas

4

Unidas Remotas

2×2

Mimo

2

Setores

Estudo para viabilidade da área

Como o complexo de visitantes fica em uma área de preservação ambiental, a QMC se preocupou em fazer um estudo de viabilidade da área que não prejudicasse a fauna e a flora do local, e apresentou o documento com mais de 30 páginas para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBIO, seguindo toda legislação aplicável.

Antes da implementação, a equipe da QMC fez uma análise do sistema de conectividade existente, coletando amostras de sinal disponíveis na frequência 4G. O resultado mostrou que o Wi-Fi disponível no local não suportava o grande fluxo de visitantes por dia, que frequentavam restaurantes e loja. Além disso, os estabelecimentos e ativações também necessitavam de conexão, por conta dos painéis digitais, projeções interativas e simulações de ecossistemas e da história do Parque Nacional.

 

DAS Ativo: a solução ideal

Do inglês Distributed Antenna System, ou sistema de antenas distribuídas, o DAS é uma solução de infraestrutura de telecom para ambientes indoor, que se conecta à rede de operadoras por meio de pequenas antenas espelhadas pelo empreendimento. No caso do Centro de Visitantes do Paineiras- Corcovado, foram instaladas 44 antenas em pontos cuidadosamente calculados para melhores resultados, o que representou uma área total de cobertura de celular de mais de 6.000 m². O equipamento pode receber toda a qualquer frequência da rede móvel, estando apto a atender a todas as operadoras do país, inclusive com sinal 5G.


Por ser um ponto turístico, as obras para instalação do DAS tiveram que se adaptar aos horários limitados e alternativos. Outra questão importante, foi a preocupação com arquitetura e harmonização do espaço. Por isso, todas as antenas foram instaladas de maneira camuflada.

Resultados: volume de dados trafegados dobrou

Antes da implantação do DAS, o espaço, que fica a 700 metros acima do nível do mar, praticamente não contava com sinal de celular. Isso prejudicava – e muito – a experiência dos turistas e visitantes, dificultando a publicação de fotos e vídeos, busca por informação / tradução para estrangeiros, ou mesmo a solicitação de um aplicativo de transporte.
Após a instalação, houve um aumento de 100% no volume de dados trafegados, o que representa grande melhoria na experiência do visitante.
Para fazer o monitoramento e controle das antenas instaladas, a QMC utiliza o NOC (Network Operation Center), que garante 24h por dia / 7 dias por semana que a infraestrutura opere na melhor qualidade e capacidade possíveis.

Com a palavra, o cliente

“O sistema da QMC conseguiu aumentar a conectividade para os nossos visitantes, sem ocasionar qualquer tipo de transtornos a nossa operação. Os equipamentos não possuem qualquer tipo de impacto visual e são praticamente imperceptíveis para o visitante. O trabalho da QMC foi muito bom! Estamos muito felizes com o resultado”, disse Kalil Saad, Gerente de Operações no Paineiras Corcovado.