Um projeto único de conectividade para o México

Greystar Stratto Américas

O desafio de levar conexão ao complexo de luxo em Guadalajara

Imagine trabalhar e morar em uma das melhores localidades de Guadalajara, capital do estado de Jalisco no México, sem se preocupar com mobília, eletrodomésticos ou serviços, e não ter boa conectividade de internet ou de fazer chamadas para um cliente, um amigo ou até mesmo uma emergência? 

Esta era a realidade do Greystar Stratto Américas  um complexo de luxo – que traz o conceito de “rental-only”, administrados por profissionais que cuidam de todos os detalhes da locação- com tudo o que é de melhor e mais inovador para o mercado, e facilidade para quem não quer perder tempo. O prédio fica localizado em uma das áreas mais seguras e modernas da cidade, o na Avenida Américas, perto do coração financeiro de Guadalajara, com acesso a diferentes pontos da cidade.

Para oferecer todas as experiências aos seus hóspedes e visitantes, o complexo Stratto Américas, necessitava de uma solução de infraestrutura de telecomunicação adequada e de alta qualidade, pois percebeu que não possuía cobertura de celular nos 12 andares superiores que pertencem ao Greystar. Tendo certeza de que contava com a tecnologia certa para resolver este problema, a QMC Telecom ofereceu uma solução única de Distributed Antenna System (DAS) multioperador ativo, que cobriu 100% da torre em menos de 3 meses (de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021).

Com 233 apartamentos de luxo – no qual foram investidos 40 milhões de dólares– inclui também uma área de jogos, business center, piscina e jacuzzi aquáticas, churrasqueira, sport bar, academia, restaurantes, recanto para leitura e espaço de bem-estar. O empreendimento é da empresa imobiliária americana Greystar, que acumula um portfólio de mais de 713 mil residências para alugar em todo o mundo, em 28 anos de existência. 

Greystar stratto qmc telecom

20.500 m²

de área coberta

12

andares

230

unidades

84

antenas

2

unidades remotas

1

setor

Desafio de levar conexão para um empreendimento já em funcionamento

A complexidade do projeto iniciou-se, primeiramente, no alinhamento da implementação do modelo personalizado e integrado à instalação do sistema DAS. Todo o processo de negociação da implementação do sistema no Greystar Stratto seguiu todas as regulamentações, regras e contratos do México, o que incluiu seguir altos padrões de qualidade, seja na aquisição de insumo até a mão-de-obra especializada, como gestores do projeto e um time de engenheiros e técnicos especializados. 

A QMC Telecom, que atua há 13 anos no segmento de neutral hosts, foi responsável pelo planejamento e instalação do sistema DAS Ativo, um conjunto de elementos que distribuem a fonte de sinal das operadoras de celular por meio de Unidades Remotas conectadas por Fibra Óptica, próximo as antenas de transmissão, espalhadas em 20.500 m² de área coberta do Greystar Stratto Américas. Isto permite que a conectividade chegue com qualidade a hóspede e visitante, através de uma infraestrutura de 84 antenas inserida nos 12 últimos andares do prédio. 

Manutenção com uma equipe especializada

Todo o projeto do Greystar Stratto Americas foi acompanhado de perto pela equipe de monitoramento e operações da QMC, que o utiliza o NOC (Network Operation Center) para garantir que a infraestrutura opere sempre na melhor qualidade e capacidade possíveis, por meio de relatórios e dashboards, durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Qualquer problema que foi identificado, o cliente também pode usá-lo para acionar a equipe QMC e resolver a falha rapidamente.

O que diz o cliente?

“A conectividade móvel era uma prioridade para nossos residentes e um grande desafio para o projeto – não estávamos dispostos a comprometer quando se tratava de conectividade interna. A tecnologia DAS dá ao nosso projeto Stratto uma considerável melhoria no sinal de celular em todas as nossas unidades residenciais. Sem a parceria e o modelo inovador da QMC, o DAS estaria fora de alcance”, disse Ricardo Amack, Country leader do Greystar no México.