conectividade 5 estrelas para lojistas e consumidores

Shopping Leblon

Aumento de mais de 95% em cobertura celular em uma área nobre do Rio de Janeiro

Quando falamos em Rio de Janeiro, dois pontos turísticos em especial são bastante procurados na cidade maravilhosa: A Lagoa Rodrigo de Freitas e a Praia do Leblon. Um lugar que fique próximo a esses dois lugares, – na zona sul, a mais nobre da cidade- tem uma boa e estratégica localização, como é o caso do Shopping Leblon, na Avenida Afrânio de Melo Franco, no bairro que leva o mesmo nome do shopping. O local é movimentado pela presença de bares, restaurantes, hotéis e muitos prédios comerciais

Mesmo com essa posição privilegiada e frequentado pelas classes A (45%) e B (49%), o acesso à cobertura celular do Shopping Leblon, tanto para fazer ligações quanto para utilizar a internet era complicado. Muitos dos seus mais de 700 mil visitantes por mês não conseguiam se comunicar em restaurantes, teatro, lojas, garagem e em outras áreas dentro do empreendimento. Para resolver este problema, a QMC Telecom ofereceu uma solução personalizada e única de Distributed Antenna System (DAS) multioperador ativo, que aumentou a conectividade para lojistas e frequentadores do shopping, e também foi responsável pelo projeto de interligação com o Office Shopping Leblon, área corporativa anexa ao empreendimento. As obras duraram 3 meses (de janeiro a março de 2019) entre implementação e melhorias do sistema. 

Inaugurado em 2006, o Shopping Leblon conta uma área total construída de 93.829 m², 4 pisos, 1.131 vagas de garagem, 193 lojas, 4 salas de cinema, um teatro com 926 lugares, praça da alimentação e espaço gastronômico com vista para dois cartões portais da cidade: o Corcovado e o Cristo Redentor. O empreendimento pertence à Aliansce Sonae Shopping Centers S.A – maior administradora de Shopping Centers do Brasil, com um portfólio de 40 shoppings em todas as regiões do Brasil.

Shopping leblon qmc telecom

61.597 m²

Área coberta (shopping)

18.708 m²

Área coberta (office)

198

Antenas:(shopping)

39

Antenas:(office)

2x2

Mimo

Unidades remotas: Shopping (7 Master Units + 13 Unidades Remotas) e Office (2 Master Units + 4 Unidades Remotas)

Primeiro passo: Mapeamento das áreas

Antes da construção do projeto, a equipe da QMC fez uma pré-análise do sistema de conectividade existente, considerando uma coleta de dados de aproximadamente 200 amostras de sinais existentes na frequência 4G, em cada um dos pisos do Shopping. As coletas são realizadas em determinados pontos do empreendimento, por meio de aparelho específico para este tipo de coleta de informações, semelhante ao que foi utilizado no São Paulo Expo, estes “logs” após coletados são processados e plotados para uma perfeita visualização de cada ponto de coleta de sinal.  

O resultado mostrou que no total, todas as amostras apresentaram uma qualidade de sinal ruim, cerca de -150 dBM para -100 dBm, (dBm indica a potência que o aparelho móvel enxerga a rede , -150dBm resulta uma potência na casa de micro watts, que é insuficiente para uma perfeita qualidade dos serviços), o ideal é um alcance entre -85 dBm e -95 dBm. Imagine um lojista ou consumidor, com um celular na mão, sem aquelas quatro barrinhas de sinal de rede? Essa era a situação do Shopping Leblon.

Segundo passo: Projeto e Implementação

Com grande fluxo de pessoas durante todo o dia, a solução da QMC foi um Sistema de Antenas Distribuídas, o DAS Ativo, para ambientes fechados que utiliza amplificadores remotos, conectados à rede das operadoras de telefonia móvel, por meio de cabos de fibra ótica, próximo às antenas de transmissão. Desta forma, o sinal chega com mais qualidade e força, além de ser adaptável para a próxima geração de rede de internet móvel, o 5G.

No total, a área coberta pelo sistema DAS foi de 61.597 m² no Shopping Leblon, e 18.708 m² no prédio comercial anexo, com 198 e 39 antenas, respectivamente. Isto só foi possível, porque a QMC, utilizou um sistema de C Solutions aplicado ao DAS, que é uma solução centralizada aplicada para otimizar a infraestrutura da operadora, ou seja, é uma extensão de rede de conexão que não compromete o DAS. 

Por se tratar de um shopping center, a implementação do projeto teve que se adaptar aos horários limitados para obras, visto que o local funciona das 10h às 22h, e muitas manutenções e reformas são realizadas de madrugada.  Devido ser uma área grande e complexa, outro ponto importante foi a preocupação com arquitetura e harmonização do espaço, para inserir as antenas em locais que elas poderiam ser confundidas com o teto, por exemplo. Com mapeamento dessas áreas, junto à administração do Shopping, foi possível preservar a estrutura e o design já existentes do centro comercial.  

Resultados: Aumento de mais 95% em conectividade

Antes da implantação do projeto, praticamente não havia serviço de sinal de celular no shopping nos pontos mapeados pela equipe da QMC, após a inserção das antenas, houve um aumento de mais de 95% em conectividade no Shopping Leblon, o que representa mais consumidores e lojistas conectados com acesso mais rápido à internet e ligações. 

Todo o projeto do Shopping Leblon foi acompanhado de perto pela equipe de monitoramento e operações da QMC, que o utiliza o NOC (Network Operation Center) para garantir que a infraestrutura opere sempre na melhor qualidade e capacidade possíveis, por meio de relatórios e dashboards, durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Qualquer problema que foi identificado, o cliente também pode usá-lo para acionar a equipe QMC e resolver a falha rapidamente. 

“Sob o ponto de vista técnico, a prestação do serviço é boa e os níveis de conectividade estão melhores. Pelo marketing, a avaliação é boa pois não tivemos mais queixas de clientes relacionadas à conectividade ou instabilidade na navegação enquanto frequentam o shopping. Neste aspecto, recomendaria, sim, a QMC a outras empresas”, disse Adriana Souza, gerente de Marketing Shopping Leblon.