conectado com a QMC Telecom

Bairro do Pacaembu

A empresa foi responsável pela melhoria da infraestrutura de sinal na região

Localizado na zona oeste de São Paulo, é impossível não falar no bairro do Pacaembu, sem pensar no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho-, mais conhecido por Estádio do Pacaembu-, tombado pelo patrimônio histórico do estado de São Paulo, palco de várias disputas nacionais e internacionais. Mas, o que muita gente não é sabe, é que a área em volta ao estádio (composta também pelo Museu do Futebol e a Praça Charles Miller) também é tombada, o que significa, que deve se preservar a vegetação, e os aspectos históricos e urbanísticos do espaço.

Pacaembu qmc telecom

Alto valor histórico e baixa conectividade

Um dos problemas da região, era contar com uma infraestrutura de telecomunicações adequada para melhorar a conectividade para realizar chamadas e acessar a internet, visto que, por se tratar de um local de importância histórica, é proibida a instalação de torres. Por ser um bairro residencial, considerado um dos mais nobres de São Paulo, não ter uma boa conectividade era um grande problema.

SLS: a solução ideal

Foi exatamente neste ponto que a QMC Telecom, multinacional que atua há 13 anos no segmento de neutral hosts, entrou em ação. Por meio de um sistema SLS (Street Level Solutions ou soluções no nível da Rua, em português), que na prática, basicamente são infraestruturas que ficam no mobiliário urbano (como semáforos, pontes e lombadas, bancas de jornal, postes de luz etc).

No caso do bairro do Pacaembu, por meio de um mapeamento e análise de dados e um processo de licenciamento junto à prefeitura e o CONDEPHAT (Conselho de Defesa ao Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo, a QMC instalou o sistema em 12 pontos de conectividade estrategicamente distribuídos no bairro para promover um serviço de qualidade e boa cobertura para os moradores

A solução SLS foi escolhida por tratar-se de um sistema que oferece excelente conectividade e não prejudica a identidade visual e arquitetura do lugar, visto que ficam escondidas dentro do ambiente. O SLS consegue entregar conectividade para áreas específicas e de forma concentrada e, desta forma, aumenta significativamente a qualidade percebida pelos usuários. Outro ponto positivo é o que sistema já está compatível e preparado para o 5G. 

Resultados

Após a instalação do SLS, a QMC Telecom é responsável em medir o sinal, juntamente com a operadora, com o intuito de otimizar e comparar os resultados de conectividade da área. Nas análises, foi constatado que houve um aumento de 260% no número de amostras de SINR (signal-to-noise-plus-interference ratio), maior que 14db, na prática, a métrica mede a melhoria na qualidade de sinal que o usuário percebe, referente ao serviço de telefonia móvel.  Um nível médio de SINR, de acordo com a Teleco, é de 8db.

Outro dado bastante interessante coletado pela equipe da QMC, foi o aumento de 137% na melhoria das amostras coletadas com o throughput melhor que 30Mbps.  Quanto maior for o throughput, menor a lentidão para baixar vídeos, por exemplo. Com a chegada 5G esperam-se throughputs maiores que 1GB e o tempos de latência menores que 2 Milissegundos, ou seja, 0.002 segundos.

Mais segurança e menor interferências

Dentre os aspectos positivos da instalação do sistema SLS no bairro do Pacaembu, estão inclusive a maior valorização dos imóveis, que ganharam maior velocidade para acessar a internet e fazer chamadas telefônicas de forma mais rápida e eficiente e, consequentemente, mais segurança, em caso de alguma urgência, porque, afinal ter conectividade de qualidade é um ativo tão importante quanto, luz, energia e água.