Inovação entrega conexão de ponta

Berrini

INOVAÇÃO ENTREGA CONEXÃO DE PONTA

A avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, em São Paulo, é considerada um dos polos corporativos da cidade, junto das Avenidas Paulista e Fara Lima. Ela é um importante centro comercial, que abriga cerca de 900 empresas e por onde circulam aproximadamente 200.000 pessoas por dia. Por si só, esse número traduz a necessidade de se ter ali uma ampla cobertura de sinal para a telefonia móvel. E esse foi o desafio aceito pela QMC: desenvolver um projeto inovador de infraestrutura para a região, que elevasse a qualidade do serviço a um patamar de excelência.
Em teoria, trazer novas torres para as redondezas resolveria o problema de conectividade, mas, quando se trata de locais tão densos, como é o caso dessa região, não funciona exatamente assim. Rodeada por prédios muito altos para implementação de infraestruturas nos rooftops e pouca, ou nenhuma área disponível para a construção de torres, foi preciso desenvolver uma solução que atendesse o grande público sem demandar muito espaço físico.
Por meio de um contrato de exclusividade para explorar os pontos de ônibus existentes na avenida, o SLS foi escolhido por ser o sistema perfeito para melhorar a qualidade do sinal onde há grande fluxo de pessoas. Do ponto de vista técnico, o desafio era mais ligado ao aumento de capacidade da rede existente, do que de fato à disponibilidade de sinal. No caso da Berrini, a grande movimentação de pessoas acontece praticamente o tempo todo, desde o horário comercial até o fim da noite, por conta dos bares e restaurantes da região.
A Berrini não tem essa notoriedade apenas no ambiente empresarial. De uns anos para cá, a maior festa brasileira – o Carnaval – tem na avenida um espaço para os blocos de rua, que atraem milhares de foliões. Também nesse período de lazer, o sinal de celular é essencial para realizar uma chamada, compartilhar um vídeo ou foto e até mesmo para fazer a economia girar. Comerciantes locais (restaurantes, cafés e shoppings) e os esporádicos (vendedores de rua) precisam de boa conexão com a internet para utilizar suas máquinas de cartão ou receber pagamentos via celular.
Para atender os usuários em todas essas ocasiões, foram mapeados, ao longo da avenida e seu entorno, incluindo trechos da Marginal Pinheiros e Avenida Chucri Zaidan, 26 pontos estratégicos e instalados equipamentos interligados por fibra ótica ao sistema já existente de uma operadora de telefonia, aumentando a capacidade da rede ali presente. Os resultados atingidos foram os melhores possíveis: o público consegue trafegar na rua com a mesma qualidade de sinal obtida dentro dos escritórios. Assim, seja nas calçadas, cafés e restaurantes ou a bordo de ônibus e carros, é possível dar continuidade a um trabalho que ficou pendente ao longo do dia, fazer uma chamada de vídeo, enviar documentos ou, simplesmente, assistir a um filme ou série, sem problemas de conexão.
Berrini 1 qmc telecom
Berrini 2 qmc telecom

TECNOLOGIA PIONEIRA E ATENDIMENTO INOVADOR

O sistema SLS utilizou uma tecnologia chamada micro trenching (modelo de instalação com dutos mais finos para passar a fibra e que conta com cortes menores e não profundos no asfalto por onde passa o equipamento). Esse mecanismo foi licenciado junto à Prefeitura do Município de São Paulo e instalado de forma pioneira naquela região. Toda a solução criada tem um propósito: abaixo da Berrini há um córrego e, por isso, as escavações para a passagem da fibra não poderiam ser tão profundas.
Além dos pontos de ônibus, que receberam totens com os equipamentos, há outros pontos instalados de maneira mimetizada no mobiliário urbano da região, cuidadosamente desenhados para não agredir a paisagem urbana. O projeto e sua execução são 100% licenciados junto aos órgãos arquitetônicos da cidade.
As antenas posicionadas estrategicamente deram à região ampla cobertura de sinal e reforço de capacidade. O SLS permite que eles cheguem ao usuário final com alto desempenho, por meio de sua capilaridade e posicionamento próximo ao nível da rua. Adicionalmente, desafoga o tráfego da rede macro, muito sobrecarregado na região. O processo como um todo melhora, também, a disponibilidade do sinal nos andares mais baixos dos edifícios, em sua maioria comerciais.
O design final do projeto contempla as gerações 4G e 5G NR de telefonia móvel, reforçando a cobertura e a qualidade de sinal e transformando, de maneira invisível, a região.

RESUMO TÉCNICO

Por que fazer seu projeto especial com a QMC

Não temos soluções que vem dentro de uma caixa

Planejamos, desenhamos e implementamos soluções específicas para cada cliente. Queremos entender o seu negócio e ver de que maneira podemos ajudar.

 

Temos os dois pés no futuro

Nossas soluções estão sempre se preparando para o amanhã

 

Somos verdadeiramente especialistas

Respiramos infraestrutura de telecom 24 horas por dia, todos os dias. Conhecemos o nosso mercado, e conseguimos negociar com os players envolvidos.

 

Somos obcecados em atender bem nossos clientes

Por isso, somos muito exigentes com relação à nossa velocidade de resposta e resolução de problemas.